Programação dos 60 anos da UFPB tem noite de música clássica com Recital de Contrabaixo e Piano

Dentro das comemorações dos 60 anos da Universidade Federal da Paraíba, o Programa de Pós- Graduação em Música (PPGM) apresentou na noite de ontem, na sala de Concertos Radengundis Feitosa, um Duo de Contrabaixo e Piano formado pelos professores Marcos Machado, da University of Southern no Mississipi (EUA) e Ney Fialkow, professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além do público geral, muitos estudantes e servidores estiveram presentes no recital e puderam assistir a uma apresentação que contou com obras de Luigi Boccherini, Aulis Salinen, Frank Proto e L. Van Beethoven.

Na abertura do evento, a reitora da UFPB, Margareth Diniz, falou sobre a importância desse trabalho, que vem sendo desenvolvido pelo PPGM, em proporcionar a música clássica não só à comunidade acadêmica, mas à sociedade de uma maneira geral. A reitora ainda agradeceu ao diretor do Centro de Comunicação Turismo e Artes, David Fernandes, pelo trabalho realizado junto com uma equipe para tornar cada vez mais a UFPB, a universidade das artes.

Para o doutor em Música e contrabaixista, Marcos Machado, foi uma grande experiência estar na Paraíba pela primeira vez e poder ter um contato com um público tão acolhedor, além de poder dividir aprendizados com estudantes e professores de Música da UFPB.

Já o pianista e também professor, Ney Fialkow, falou sobre a satisfação de voltar à Paraíba, que é um celeiro de grandes artistas, e poder compartilhar um trabalho tão bonito como é o Metamorfora.

Na ocasião, os artistas lançaram o CD Metamorfora, trabalho produzido e gravado nos Estado Unidos, pelo selo americano Blue Griffin, um dos mais importantes com reconhecimento internacional. O concerto fez parte de uma extensa turnê de lançamento, que vem sendo realizada em dezenas de cidades do Brasil e do Exterior.

Estiveram presentes também no concerto, o maestro Carlos Anísio, a chefe de Gabinete da Reitoria da UFPB, professora Aline Monte, e o Superintendente de Comunicação Social da UFPB, Bob Vagner.

Ascom UFPB - Débora Freire (foto: Allison Isidro)