UFPB dá início às comemorações dos seus 60 anos com lançamento de marca, conceito e programação de eventos

Um café da manhã reuniu, nesta terça-feira (21) jornalistas, autoridades, servidores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba para o lançamento das comemorações dos 60 anos da instituição.

Na solenidade, foram apresentados o slogan e a marca dos 60 anos da UFPB. A marca, desenvolvida pela equipe de designers da Editora Universitária, sintetiza em seu conceito a união entre passado, presente e futuro, reunindo de uma forma moderna elementos que expressam a força de uma instituição símbolo da excelência acadêmica. Já o slogan “UFPB 60 Anos: Criando Futuros” foi concebida na perspectiva de uma universidade que pode ser ainda melhor na pesquisa, no ensino e na extensão, e de como a sociedade quer a UFPB do amanhã. Além deles, foi apresentado também o brasão original da universidade totalmente revitalizado.

No evento de lançamento, ainda foi exposta a programação das ações que serão realizadas até dezembro, mês que se comemora efetivamente o sexagésimo aniversário da UFPB. Entre os eventos previstos estão a Semana do Servidor, o Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro e o Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, atividades que já acontecem todos os anos, e que terão nas suas programações momentos dedicados aos 60 anos da UFPB. Além deles, eventos culturais, esportivos e ecumênicos estão sendo planejados para a comemoração. Ainda dentro da programação, haverá lançamento de livros, apresentações especiais da Orquestra da UFPB, entrega de comendas e eventos específicos dos Centros de Ensino.

Os eventos ocorrerão não só no campus I, em João Pessoa, mas no conjunto dos campi da UFPB, em Areia, Rio Tinto e Mamanguape, e Bananeiras, além das unidades localizadas em Santa Rita e Mangabeira.

Segundo o vice-reitor e presidente da Comissão dos 60 anos da UFPB, Eduardo Rabenhorst, o calendário de eventos ainda é provisório, pois a comissão está fazendo essa programação da forma mais colaborativa possível, contando com a participação de representantes dos segmentos da universidade. “A ideia é fazer com que a comunidade acadêmica se envolva, construa e participe intensamente das comemorações”.

Para o diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), David Fernandes, a UFPB tem muito o que comemorar nesses 60 anos, pois ao longo desse tempo se consolidou como uma das mais importantes instituições do Brasil e se destaca internacionalmente como uma das melhores em desenvolvimento de pesquisas e no ensino da arte.

De acordo com a reitora Margareth Diniz, a UFPB tem um papel fundamental na história da sociedade paraibana, pois nesses 60 anos tem contribuído para a formação qualitativa de profissionais, entregando pessoas competentes ao mercado, além de pesquisas e inovações tecnológicas que se convertem em produtos e serviços e chegam a sociedade.

Ascom UFPB - Débora Freire (Fotos: Allison Isidro)