LAVID seleciona voluntários para desenvolver tecnologia contra as drogas

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (NPE/LAVID) do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB) está selecionando oito estudantes voluntários para atuarem no Projeto HELP. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (8)

HELP tem como principal objetivo formular um produto que utilizará o jornalismo de serviço e a tecnologia para oferecer informação correta e relevante para dependentes e codependentes químicos, através de site de informações e aplicativo, além do suporte de ajuda que facilitará a comunicação e criação de uma rede colaborativa.

A seleção destina-se, mas não é restrita, a pesquisadores graduados ou pós-graduados, ou alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática Computacional, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Mídias, Jornalismo e áreas afins da UFPB.

Interessados em participar do processo seletivo devem enviar e-mail com cópia do Currículo Lattes para: selecao-lavid@lavid.ufpb.br com o seguinte assunto: SELECAO LAVID/CBS.

Serão selecionados três graduandos para a função de Estagiário em Desenvolvimento Mobile; três estudantes para atuarem como Estagiário em Desenvolvimento Web e mais dois alunos para a área de Mídias Sociais.

Com essa iniciativa, o LAVID vai explorar canais existentes na internet para fazer chegar aos usuários de drogas informações sobre os malefícios causados pelo vício e, ao mesmo tempo, direciona-los à busca de ajuda institucional ou em organizações não governamentais que auxiliam no tratamento de dependentes químicos.

A equipe do projeto HELP compreende que o uso adequado da rede mundial de computadores e das ferramentas que disponibiliza são fortes aliados na luta pela recuperação de milhares de cidadãos que não conseguem abandonar as drogas.  Em 2018, o IBGE destacou um grande número de internautas no Brasil, incluindo blogs e redes sociais. Esse público já atingiu 116 milhões.

Pesquisas e relatórios recentes divulgados por universidades e instituições brasileiras de grande credibilidade apontam um aumento no número de usuários de drogas no Brasil.

Exemplo é o Relatório Nacional de Álcool e Drogas, de 2016, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o qual concluiu que o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e seus derivados no mundo. Além disso, a Unifesp também traz levantamento que mostra que para cada dependente químico existem outras quatro pessoas afetadas.

Dados da Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostram que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de consumo de crack.

Todos os candidatos deverão ter, pelo menos, 20 horas semanais disponíveis para se dedicar às atividades do projeto.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do CI e LAVID