Revista publica genealogia acadêmica de professora emérita da UFPB

A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina publicou na edição número 1 de 2019 um artigo científico sobre a genealogia acadêmica da Professora Emérita Francisca Arruda Ramalho do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (DCI/CCSA/UFPB).

Após 37 anos de carreira docente junto à UFPB, Francisca Arruda Ramalho recebeu o título de Professora Emérita, título honorífico máximo outorgado a um docente pertencente a uma universidade federal no Brasil, em 27 de abril de 2012, através da Resolução do CONSUNI da UFPB nº 30/2012, diante da sua trajetória acadêmico-profissional na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFPB, de repercussão e reconhecimento da contribuição de sua trajetória nacional e internacional.

O artigo tem como autora Luciana Ferreira da Costa, Doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, Portugal, Professora do DCI/UFPB e ex-orientanda da Professora Francisca Arruda Ramalho, na graduação e no mestrado.

Segundo dados da publicação, "o artigo caracterizou a genealogia acadêmica da Professora Emérita Francisca Arruda Ramalho na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, de modo a identificar a sua herança intelectual na relação de orientação, até o segundo nível (filhos e netos acadêmicos). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de abordagem metodológica qualitativa com aporte quantitativo. A coleta de dados se deu através da utilização do Currículo Lattes. Utiliza-se da análise de redes sociais através da elaboração de grafos sobre as colaborações de orientação nos níveis de mestrado, quanto aos filhos acadêmicos, e nos níveis de graduação, quanto aos netos acadêmicos. Analisa os resultados da inserção de orientados (filhos acadêmicos) da Professora Emérita Francisca Arruda Ramalho nas profissões de Bibliotecários e Arquivistas e na docência de ensino superior, concluindo com a continuidade do conhecimento transmitido durante a formação de mestrado para os novos graduados (netos acadêmicos)".

Para a Professora Luciana Ferreira da Costa: "O artigo representa a importância de se reconhecer a história da mulher cientista na UFPB, no exemplo da pessoa da Professora Emérita Francisca Arruda Ramalho, além da importância do Departamento de Ciência da Informação do qual a Professora Francisca fez parte ativamente, considerada a "memória viva" do departamento, para a formação de profissionais não só na Paraíba, mas para todo o Brasil, através de seus cursos de graduação, pós-graduação, atividades de pesquisa e extensão".

O artigo pode ser acessado no endereço:   https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1525/pdf.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria