UFPB apresentará soluções para otimizar abastecimento de água na PB

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentarão, ainda neste mês, soluções tecnológicas para otimizar o abastecimento de água  no Estado. Segundo o vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) Euler Tavares de Macedo, ao menos três projetos do Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) serão dedicados à redução de perdas e a melhorias na eficiência e no monitoramento de sistemas de controle, por meio de aplicativos. A ideia é que, em contrapartida, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) financie as pesquisas.

De acordo com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) Roberto Germano, que media a iniciativa, a Cagepa está bastante interessada nas propostas. “Temos preocupação muito grande com a questão da tríplice hélice, que é a relação entre governo, academia e setor produtivo. Com base nisso estamos reunindo esforços para investigar como as principais instituições de pesquisa do Estado poderão contribuir para oferecer saídas para os problemas expostos”.

Até então, já foram realizadas duas reuniões para tratar o tema. Também fazem parte do grupo de trabalho pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e gestores da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação