UFPB e Associação do Congo fazem Laboratório de Curtas

Jovens de cidades com menos de 100 mil habitantes poderão se inscrever até 15 junho, para nova edição do Laboratório de Roteiro

A Coordenação de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba (Coex/UFPB), em parceria com a ACCON (Associação Cultural do Congo), está promovendo o II JABRE – Laboratório de Roteiro de Curta-metragem para Jovens do interior da Paraíba -, que acontecerá na Pousada Paraíso da Serra, no Congo, (PB), no próximo mês de agosto. A idéia do laboratório é estimular a interiorização da produção audiovisual no Estado.   As inscrições podem ser feitas até 15 de junho. Poderão se inscrever jovens de cidades com menos de 100 mil habitantes da Paraíba através de um argumento e de um texto contendo a relevância de abordagem do tema a serem enviados para o e-mail laboratoriojabre@gmail.com. Serão selecionados 10 candidatos inscritos para participação no Laboratório.

No ano passado ocorreu o I JABRE que contou com mais de 30 inscrições oriundas de várias cidades do interior do Estado. Foram selecionados 10 argumentos que, a partir de uma espécie de retiro cinematográfico, foram transformados em roteiros para obras audiovisuais de curta-metragem. A coordenação do Laboratório conseguiu o apoio, em forma de prêmio, da produtora Pigmento Cinematográfico para produção de um dos roteiros elaborados durante o Laboratório. O filme resultante foi o curta Fogo-pagou, de Ramon Batista, da cidade de Nazarezinho, roteiro eleito pelos demais participantes do I Jabre para a premiação.  Fogo-pagou trata de uma visão poética de um cemitério abandonado, criado pelos moradores da zona rural de Nazarezinho para enterrar seus mortos durante as grandes epidemias do século XIX.

Para o II JABRE, a coordenação já conta com o apoio do NPD (Núcleo de Produção Digital) da UFPB, que premiará com o empréstimo de equipamento de gravação e edição para um dos roteiros a serem elaborados durante o Laboratório. Outro prêmio será concedido pela Pigmento Cinematográfico que também cederá equipamento para todo o processo de gravação e finalização de outro roteiro a ser contemplado.

O cineasta Torquato Joel e a professora Virginia Oliveira do Centro de Educação são os coordenadores do JABRE, com coordenação na cidade do Congo de José Dhiones, da Associação Cultural da cidade. O Laboratório tem o apoio da Prefeitura do Congo e do Grupo Paz Lucas. Maiores informações pelo endereço eletrônico:  jabre2012.blogspot.com.br

Contatos: torquato.joel@gmail.com(83)86108470

Agência de Notícias da UFPB com Assessoria