Publicado em Universidade Federal da Paraíba (http://www.ufpb.br/antigo)

Início > Em fase de teste, a TV UFPB entra no ar pelo Canal 43

Em fase de teste, a TV UFPB entra no ar pelo Canal 43

seg, 21/05/2012 - 15:20

Os telespectadores de João Pessoa já podem assistir ao novo sinal da TV UFPB, que entrou no ar em fase de testes de equipamento. O sinal aberto pode ser visto pelo Canal 43 UHF. Além dos conteúdos próprios produzidos pela equipe do Pólo Multimídia da UFPB, a TV vai retransmitir a programação da TV Brasil, prestigiado canal educativo da televisão brasileira

 

 

A TV UFPB entrou no ar em fase de testes de equipamentos,  na última sexta-feira (18). A transmissão, inicialmente analógica, será em sinal aberto e poderá ser captada pelo canal 43 UHF em João Pessoa, onde está a sede da emissora. Em breve, o canal passará a transmitir em sinal digital, com som e imagem em alta definição.

 

Além dos conteúdos próprios produzidos em João Pessoa, a TV UFPB retransmitirá para a capital paraibana a programação da TV Brasil, um dos mais prestigiados canais educativos da televisão brasileira. A emissora local faz parte da Rede Pública de Televisão com 50  canais que participam  e colaboram com conteúdos que serão exibidos  nacionalmente.

 

A instalação da antena no prédio do INSS no centro de João Pessoa e a montagem do transmissor  do sinal da TV UFPB foram finalizados na última sexta-feira (18) por técnicos da empresa Linear vindos do Recife. Para receber os equipamentos, a TV UFPB passou por uma ampla reforma em sua sede, que será finalizada com a construção de uma nova redação para a Central de Jornalismo da emissora.

 

“Técnicos da empresa Linear e Mecatrônica, ambas de São Paulo,  foram os responsáveis pelas instalações do transmissor e antena no prédio do INSS, juntamente com os técnico-administrativos da  UFPB. Experimentalmente, os telespectadores  já podem sintonizar o canal 43 em UHF”, informou o técnico em audiovisual da TV UFPB, Paulo Lages, destacando  a modernidade dos equipamos da emissora.

 

Segundo Paulo Lages, nesse primeiro momento a Anatel vai analisar o funcionamento dos equipamentos para logo em seguida a emissora entrar na fase experimental.  Para assistir à programação da TV UFPB, é necessário instalar antena UHF. O sinal é sintonizado no canal 43.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo