Avaliação Institucional

 

A avaliação institucional - prevista pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - tem “por objetivo identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores” (Lei n° 10.861). Para o SINAES, as dimensões institucionais são:

 

I - a missão e o plano de desenvolvimento institucional;

 

II - a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

 

III - a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

 

IV - a comunicação com a sociedade;

 

V - as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

 

VI - organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

 

VII - infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

 

VIII - planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;

 

IX - políticas de atendimento aos estudantes;

 

X - sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior. (Lei n° 10.861).

 

A avaliação institucional é um processo que se utiliza de diagnósticos, realizados por meio de diversos procedimentos avaliativos. Para o SINAES, a avaliação é composta de:

 

1)    Avaliação das instituições de Ensino Superior (AVALIES):

 

a)    avaliação interna (autoavaliação) – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES);

 

b)    avaliação externa– realizada por comissões designadas pelo INEP, conforme as diretrizes estabelecidas pela CONAES. A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios de autoavaliações. O processo de avaliação externa, independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

 

2) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) - Avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco por comissões externas.

 

3) Avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE)-tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

 

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