Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ações da CGA > Gestão de lâmpadas fluorescentes na UFPB - Campus I
conteúdo

Notícias

Gestão de lâmpadas fluorescentes na UFPB - Campus I

Já se perguntaram o que acontece com as lâmpadas fluorescentes após sua queima?

publicado: 18/05/2018 17h28, última modificação: 18/05/2018 17h28
Colaboradores: Anderson Fragoso

Visando o dano ambiental que pode ser gerado pelo resíduo produzido pelas lâmpadas, a Comissão Ambiental da UFPB montou um sistema para o tratamento do passivo gerado na UFPB, para isso ser executado foi implantado o sistema de logística reversa das lâmpadas.

            Para entender melhor o sistema de logística reversa, temos que conhecer seu passo a passo, que consiste em:

lampadas1.jpg

Primeira etapa: Retirada da lâmpada queimada do local por um técnico - após a queima de uma lâmpada, em algum prédio da UFPB, é gerado uma solicitação de troca do equipamento por um novo, e essa lâmpada usada vai ser estocada em caixotes específicos para as lâmpadas, espalhados pelo campus.

lampadas2.jpg

Segunda Etapa: Transporte e estocagem - após o recolhimento das lâmpadas que se encontravam nos caixotes pelo campus, um técnico de limpeza realiza o transporte das lâmpadas em um carrinho revestido de isopor e madeira, para o transporte seguro da mesma até o local de estocagem de todas as lâmpadas geradas pela UFPB.

 lampadas3.jpg

Terceira etapa: Tratamento – É utilizado uma máquina denominada “ Papa-Lâmpadas”, ela é responsável pela trituração e separação do passivo produzido pelas lâmpadas, que ficam separados em filtros, e após isso levados a destinação adequada.