Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ações da CGA > Projeto de Reflorestamento na UFPB - Campus I

Projeto de Reflorestamento na UFPB - Campus I

conheça o projeto de reflorestamento na UFPB

publicado: 20/06/2018 21h50, última modificação: 20/06/2018 21h50
Colaboradores: Fidelis Palmeira

WhatsApp Image 2018-06-13 at 23.40.08.jpeg

O trote verde é uma atividade alternativa sustentável, em relação às práticas convencionais realizadas a cada semestre com a entrada de novos estudantes. Na UFPB, o trote verde vem sendo realizado pela Comissão de Gestão Ambiental – CGA em parceria com a Prefeitura Universitária e com os Centros Acadêmicos; e com a Prefeitura do Estado. Tem como objetivo resgatar o ecossistema local, sua biodiversidade e seus serviços ecológicos associados. A atividade teve seu início no ano de 2013 e mais de 1000 mudas nativas de nossa Floresta Atlântica já foram plantadas desde então.
Dentre elas o ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus) e ipê-amarelo-do-morro (Handroanthus chrysotrichus); ipê-branco (Tabebuia rosealba) e ipê-cerrado (Tabebuia ochracea); Painera ou barriguda (Ceiba speciosa); Pau-ferro (Caesalpinia rigida); Pau-formiga (Triplaris americana); Angico (Anadenanthera peregrina); Jatobá (Hymenaea courbaril); Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa); Aroeira-pimenteira (Schinus terevinthifolius); Pitanga (Eugenia uniflora); Oiti (Licania tomentosa); Oiticica (Licania rigida); Pau sangue (Pterocarpus rohrii); Freijó (Cordia goeldiana); Juazeiro (Ziziphus joazeiro); Urucum (Bixa orellana); Jenipapo branco (Genipa americana); Jenipapo Bravo (Tocoyena formosa);
Atualmente a CGA vem realizando o monitoramento dessas mudas, onde há a retirada de informações dendrométricas e ecológicas, como local de plantio, observação do solo e de possíveis danos biológicos e/ou antropológicos. As mudas são marcadas com uma etiqueta que possui um número identificador, estes são constantemente analisados e substituídos quando houver necessidade.