Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NOTA SOBRE O CASO DO ALUNO JOSÉ MARCOS
conteúdo

Notícias

NOTA SOBRE O CASO DO ALUNO JOSÉ MARCOS

publicado: 17/11/2017 11h11, última modificação: 20/11/2017 15h06

NOTA SOBRE O CASO DO ALUNO JOSÉ MARCOS (JUNIOR)

 

Em nota, o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba vem fazendo todo o acompanhamento do aluno José Marcos (Junior) que também é nosso estagiário no CIA e se faz presente em nosso cotidiano constantemente.

Desde que ficamos cientes do ocorrido, comunicado através do estudante na terça-feira pela manhã cedo, temos dado suporte em tudo aquilo que o mesmo necessita, desde a atenção necessária para suas demandas de saúde, acadêmicas,  até os procedimentos técnicos para avaliarmos e tentarmos solucionar, tendo em vista que isto é luta e prática constante deste Comitê.

Conforme analisado por uma equipe técnica, a rampa no qual o aluno sofreu o acidente encontra-se dentro das normas da ABNT (NBR 9050), assim como a iluminação é perfeitamente adequada.

O Comitê realiza um trabalho próximo aos seus estudantes e tem buscado melhorias no que diz respeito a acessibilidade arquitetônica, as questões pedagógicas, atitudinais, comunicacionais  visando estabelecer uma UFPB mais inclusiva, para que a mesma possa proporcionar um processo de ensino-aprendizagem, uma vivência acadêmica mais equânime que possibilite o bem-estar dos 668 estudantes com deficiência matriculados em diversos cursos e apoiados por este Comitê.

Em tempo, também gostaríamos de esclarecer que o aluno José Marcos é assistido por alunos apoiadores[1] que o acompanham diariamente em suas atividades acadêmicas, entretanto, no horário do acidente (22 horas) o mesmo não estava mais em horário letivo, por isto, se encontrava sozinho em nossas dependências.

Este não é apenas um posicionamento de um Comitê frente a mais um ocorrido, mas um esclarecimento, uma tomada de ação, de fortalecimento de nossas práticas junto a um aluno que faz parte da nossa gestão, que tem ciência da nossa luta por estar conosco diariamente na busca de ações efetivas, humanas e igualitárias do qual almejamos não apenas dentro da  UFPB mas para além dela.

 

A Coordenação

Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA/UFPB



[1] Programa de apoiador é uma experiência piloto da UFPB em que alunos da graduação recebem uma bolsa para acompanhar, dar suporte em sala de aula e fora dela (mas, dentro da Universidade) aos alunos com deficiência)