Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor de Artes Visuais representa UFPB em Encontro de Áudio-Descrição

Professor de Artes Visuais representa UFPB em Encontro de Áudio-Descrição

O evento aconteceu em Maceió no inicio do mês de maio de 2016

O Professor que foi representando o CIA é o coordenador do Grupo de Acessibilidade de Comunicação
publicado: 31/05/2016 17h30, última modificação: 30/08/2017 09h59

A áudio-descrição é uma técnica utilizada para auxiliar cegos e deficientes visuais que consomem meios de comunicação visual, ou seja, televisão, cinema, dança ópera e outras artes visuais. Entre os dias 2 e 7 de maio deste ano, foi realizado o II Encontro de Áudio-Descrição em Estudo, o ENADES, em Maceió (AL).

Representando o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba,  o Coordenador do Grupo de Trabalho de Acessibilidade de Comunicação, o prof. Dr. Robson Xavier da Costa, do curso de Artes Visuais, esteve presente no encontro. Ele explica que a técnica de áudio-descrição é recente.

“Ela tem origem americana, inclusive, um dos pioneiros esteve presente no ENADES. Hoje ela está começando a se consolidar no país. Tem alguns estados que usam mais, outros menos. Ela é utilizada em museus, escolas, consultorias na área de comunicação especializadas em inclusão, institutos para deficientes visuais, ONGs. É uma aplicabilidade em vários setores”, explicou.

Ainda não há nenhum tipo de projeto dentro da UFPB que contemple a técnica de inclusão citada.

Elisa Damante ( Estagiária do GT de Acessibilidade de Comunicação)