Capes Periodicos

Periodicos UFPB

 

Curso de Teatro recebe nota máxima do Mec

ImprimirImprimirEnviarEnviarCurso de Teatro recebe nota máxima do Mec

O Departamento de Artes Cênicas  aguarda a aprovação do Mestrado em Teatro para avançar no projeto de construção de uma escola de teatro de ponta

 

O Departamento de Artes Cênicas (DECEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), submetido à avialiação do MEC, recebeu nota 5, a nota máxima para reconhecimento do seu Curso de Teatro, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura.

 

Com um corpo docente formado por doze professores, todos com pós-graduação, sendo que desse total cinco são doutores, seis são mestres e um especialista. O Departamento de Artes Cênicas procura oportunizar a pesquisa histórica e artística do teatro universal e brasileiro, com ênfase na produção regional, e dessa maneira contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva sobre o fazer teatral por parte do seu alunado, além de permitir a sua participação em todas as etapas da montagem e produção teatrais em seus múltiplos aspectos.

 

O DECEN para isso oferece ao estudante uma base teórica e prática sólida, para que ele tenha independência intelectual e artística, sendo capaz de lidar com as mais variadas linhas da expressão teatral, desde espetáculos populares até performances que envolvam outras mídias, e isto se dá pela integração entre prática teatral, teoria e reflexão.

 

Agora o Departamento de Artes Cênicas somente aguarda a aprovação do Mestrado em Teatro para avançar no projeto de construção de uma escola de teatro de ponta. Não está distante, pois, além do Curso de Teatro do Departamento de Artes Cênicas, apenas o curso de teatro da Universidade de Santa Catarina possui a mesma avaliação. E tudo isso se completará com a reforma do prédio do Abacatão, no complexo de artes e comunicação, onde já funciona o curso, e que terá a partir desta reforma, prédio próprio, possibilitando ainda outra conquista – a criação do Curso de Dança.

 

Há a expectativa de que no próximo ano já esteja o Departamento de Artes Cênicas trabalhando em prédio próprio, com o Curso de Teatro (Bacharelado e Licenciatura), o Mestrado em Teatro, o Curso de Dança, sem contar com a parceria que já está selada entre o Curso de Teatro e o de Cinema, recentemente criado e que receberá a primeira turma no primeiro semestre de 2012.

 

Revista Moringa

O Departamento de Artes Cênicas – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus de João Pessoa, em breve estará distribuindo o terceiro número da sua revista, A Moringa - teatro e dança, que ano passado recebeu conceito Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a única com esse conceito no Nordeste, de Sergipe ao Maranhão.

 

Contato pelo telefone: (83) 3216-7921.

 

 

Fonte: Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do DECEN

Transparência UFPB

Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão

Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão e I Mostra PET

 

 

Agenda da Reitora

 

Agenda da Reitora

 

 

 

 

Progep - Sigrh - Ponto