UFPB oferece vagas para mestrado e doutorado em Educação

ImprimirImprimir

Pós-Graduação em Educação oferece 26 vagas para doutorado e 59 para mestrado no Campus de João Pessoa; as inscrições ocorrerão de 18 a 23 de julho

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe no período de 18 a 23 de julho, inscrições para a seleção dos cursos de mestrado e doutorado em Educação com área de concentração em Educação. São oferecidas 26 vagas para o doutorado e 59 para o mestrado, em cinco linhas de pesquisa: Educação popular; História da Educação; Processos de ensino-aprendizagem; Políticas Educacionais; e Estudos culturais da educação.

 

Podem se inscrever para o curso de Mestrado em Educação os graduados em curso superior de Pedagogia ou em outras licenciaturas e graduados em outras áreas de conhecimento, exigindo-se, neste último caso, no mínimo dois anos de experiência comprovada no campo da Educação.

 

Ainda poderão concorrer ao processo seletivo de Mestrado em Educação os concluintes da graduação, desde que apresente documento comprobatório de conclusão de curso até a matrícula prévia do programa.

 

Para o Doutorado, além de mestres em Educação, mestres em outras áreas afins (ciências humanas e/ou ciências sociais) e de outras áreas de conhecimento, será exigido nestes dois últimos casos, no mínimo três anos de experiência comprovada e, para todos os candidatos, no mínimo uma publicação acadêmica na área de Educação.

 

As inscrições para o Processo Seletivo 2014 do Programa de Pós-Graduação em Educação serão realizadas online através do endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge das 8h do dia 18 de julho até às 23h59 do dia 23.

 

De acordo com o edital de seleção nº 5, serão exigidos para efeito de inscrição os seguintes documentos: cédula de identidade; passaporte; certificado de reservista; carteira de trabalho e previdência social; carteira nacional de habilitação com foto; carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por órgão público, que por lei federal tenham validade como identidade. Cada candidato terá direito a uma inscrição.

 

O processo de Seleção de candidatos para os cursos de Mestrado e Doutorado terá três etapas classificatórias: prova escrita sobre questões relacionadas à respectiva Linha de Pesquisa, informada pelo candidato no ato da inscrição; análise de projeto de pesquisa e defesa do projeto de pesquisa, todas eliminatórias, e análise de Currículo Lattes 10, classificatória.

 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 através da Guia de Recolhimento da União (GRU) que deverá ser recolhida nas agências do Banco do Brasil. Informações sobre isenção de taxa podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge.

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação divulgará no dia 26 de julho, no endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge  e no mural do PPGE, os locais das provas escritas que serão aplicadas no dia 3 de agosto, das 14h30 às 18h30.

 

Informações mais detalhadas sobre os cursos de mestrado e doutorado do PPGE podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/ppge; ou através do telefone: (83) 3216-7460.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo