Exibir metadados

Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento

1. Título Título do documento GÊNERO E MATEMÁTICA NA MESMA EQUAÇÃO: possíveis implicações nas escolhas profissionais.

2. Autoria Nome d@ Autor/a, afiliação institucional, país Márcia Barbosa de Menezes; NEIM - Universidade Federal da Bahia; Brasil

2. Autoria Nome d@ Autor/a, afiliação institucional, país Ângela Maria Freire de Lima e Souza; UFBA; Brasil

3. Assunto Área(s) do Conhecimento

3. Assunto Palavras-chave(s)

4. Descrição Resumo

Um momento especialmente suscetível às influências dos estereótipos de gênero é aquele em que jovens mulheres realizam suas escolhas profissionais. A maioria dos homens continua seguindo carreiras em campos diferenciados economicamente e de poder - as carreiras tidas como “duras” - exatas; enquanto as mulheres são atraídas para carreiras que supostamente exigiriam delas menos técnica, voltadas para o cuidar, carreiras tidas como “moles” - humanas e sociais.Buscando elementos da nossa realidade que confirmassem ou não essas reflexões, analisamos os 10 últimos processos seletivos para o ingresso na Universidade Federal da Bahia, registrando os percentuais de aprovação de mulheres e homens e destacando as áreas das Exatas e Biológicas, no contexto da UFBA. De maneira sutil, as mulheres continuam encaminhando-se  para aqueles cursos mais voltados para o cuidado, afastando-as das áreas associadas à racionalidade e à objetividade.

Palavras-chave: Gênero. Matemática. Escolhas Profissionais.

5. Editora Editora, localização

6. Contribuidor Patrocínio

7. Data (YYYY-MM-DD) 2012-12-18

8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares

8. Tipo Tipo

9. Formato Formato do Documento PDF

10. Identificador Identificador Universal Único (URI) http://www.ufpb.br/evento/index.php/17redor/17redor/paper/view/366

11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano 17º Encontro Nacional da Rede Feminista e Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero; 17º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero

12. Idioma Português=pt pt

13. Relacionamento Docs. Sups. GÊNERO E MATEMÁTICA NA MESMA EQUAÇÃO: possíveis implicações nas escolhas profissionais. (62KB)

14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)

15. Direitos Direito autoral e permissões Autoras/es que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autoras/es mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autoras/es podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autoras/es são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.