Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
RELAÇÕES DE GÊNERO, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE MULHERES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR VALNIR CHAGAS, ARACAJU/SE
Anabela Maurício Santana, Maria Helena Santana Cruz

Última alteração: 2015-02-13

Resumo

Este trabalho analisa sob a perspectiva de gênero, o sentido, o significado do trabalho, a valorização da qualificação e de novas competências para as professoras do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Valnir Chagas na cidade de Aracaju/Se, destacando avanços obtidos na construção da identidade, na ampliação dos direitos e da cidadania. A metodologia recaiu na abordagem qualitativa por esta permitir a coleta e análise de dados de maneira aprofundada considerando-se os aspectos explícitos e implícitos do fenômeno estudado, além de proporcionar a explicitação das subjetividades, cuja abordagem metodológica mostrou-se relevante para o conhecimento das situações concretas de trabalho das docentes, para que, através das relações sociais observadas, possam ser apontados elementos capazes de informar análises que contribuíssem para melhor compressão das transformações nas relações sociais de gênero. Foram consultadas diferentes fontes de informação: documentos, estatísticas oficiais, priorizando-se as fontes orais por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com sete professoras da referida escola. As docentes respondentes não mostram familiaridade com a abordagem de gênero; elas tendem a expressar representações naturalizadas sobre a construção das diferenças. A histórica divisão social e sexual do trabalho dificulta o processo de construção de identidades, e, por conseguinte a ampliação dos direitos e da cidadania. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, contraditoriamente elas consideram que os atributos de gênero não intereferem na construção de seus projetos profissionais e vive-versa, definindo possibilidades de qualificação e mobilidade no mercado de trabalho.

Gênero. Trabalho. Trabalho docente. Ensino fundamental. Identidade.

Texto completo: PDF