Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
Gênero: um fator condicionante nas escolhas de cursos superiores
Érica Jaqueline Soares Pinto, Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Glória Rabay

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

As relações de gênero, que naturalizam as desigualdades entre os sexos, muitas vezes, são (re)produzidas por uma cultura sexista que afeta as experiências e escolhas de meninas e meninos. Sendo assim, há na educação superior um gendramento em que as mulheres estão mais presentes nas áreas de ciências humanas, sociais e da saúde; e os homens mais presentes nas áreas das ciências exatas, naturais e tecnologias. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que objetivou analisar se e como as relações de gênero condicionam as escolhas de cursos superiores de estudantes do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa/PB. Para tanto, utilizou uma abordagem quantitativa, através da aplicação de 456 questionários, e uma abordagem qualitativa, através da realização de 20 entrevistas, abrangendo estudantes do 3º ano dos três turnos em 2012. A análise evidenciou que o gendramento das matérias escolares, áreas do conhecimento e cursos superiores persiste nas escolhas de cursos superiores dos/as jovens, ainda que sejam notadas algumas mudanças. Constatou-se que preconceitos de gênero estão presentes na cultura e relações escolares, criando obstáculos para a desconstrução das dicotomias de gênero nas ocupações/profissões.

Palavras- chave: Gênero. Ensino médio. Escolhas de cursos superiores.

Gênero. Ensino médio. Escolhas de cursos superiores.

Texto completo: PDF