Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
Conversando com os(as) estudantes de graduação sobre gênero e profissão de psicologia
Raiza Barros de Figuerêdo, Fatima Maria Leite Cruz

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

Esse trabalho visa apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreeder a noção de profissão “feminina” presente na psicologia, a qual está  assentada em grande parte na majoritária presença de mulheres na profissão.  Na sociedade brasileira, determinadas profissões foram construídas culturalmente ligadas ao cuidado, vinculado às mulheres. Assim como a psicologia, a área de educação também foi construída associada ao cuidado e ao “feminino”. Nessa pesquisa, os(as) participantes foram estudantes de psicologia de uma universidade pública do estado de Pernambuco, um espaço educativo, portanto. O trabalho aqui proposto discutirá as impressões iniciais dos(as) participantes sobre a temática da pesquisa. A metodologia empregada foi rodas de conversa e questionário.  No que diz respeito a essas impressões, no primeiro momento da roda de conversa, os(as)  participantes trouxeram suas experiências iniciais no curso de psicologia, citando o listão do vestibular, a chegada na sala-de-aula, ambas atravessadas pela comparação do quantitativo de homens e mulheres. Em alguns momentos, as experiências iniciais foram marcadas pelo proconceito, relacionado ao fato de estar num curso “feminino”, porém os(as) participantes demonstraram refletir sobre essa concepção no decorrer do curso e ao longo do desenvolvimento da roda de conversa, questionando esse preconceito. Apontamos que essas impressões iniciais se compuseram a partir das diferentes experiências dos(as) participantes. Realizar a discussão sobre gênero e profissão em espaços educativos como a universidade,  posibilita a existência de relações de gênero mais igualitárias.

Educação. Gênero. Profissão. Psicologia.

Texto completo: PDF