Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO E TRABALHO: DOCES FRUTOS GERADOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO ATRAVÉS DO PROGRAMA MULHERES MIL
Leopoldina Francimar Amorim Coelho Diniz, Maria Nizete Gomes Costa, ALBERTINA MARILÍA ALVES GUEDES HASSUIKE

Última alteração: 2015-02-13

Resumo

O Programa Mulheres Mil tem possibilitado a diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social, em todo o país, acesso a educação profissionalizante. A partir da instituição desse Programa no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE, percebemos que as estudantes tem colhido “doces frutos” a partir do acesso a educação profissional e, consequentemente, inserção no mercado de trabalho. Desse modo, este trabalho tem por objetivo socializar um relato de experiência sobre os conhecimentos construídos por duas coordenadoras e uma psicóloga que fazem parte do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, vivenciada no período de abril a agosto de 2014. A metodologia utilizada na coleta de dados foi a realização de um espaço de diálogo onde as mulheres puderam relatar os motivos que as induziram a se inscreveram no Programa. Participaram desse momento 71 mulheres estudantes dos cursos oferecidos na referida instituição. Neste espaço de diálogo cada estudante relatou quais eram as suas ansiedades e expectativas referente o curso realizado. Neste momento as estudantes ainda relatam o que elas esperavam que modificasse em suas vidas com a finalização dos cursos. Com a realização desse espaço de diálogo foi possível perceber que a implantação do Programa Mulheres Mil tem resultado em “doces frutos” para as mulheres os quais corresponde em: ampliação das oportunidades de trabalho, aprendizagem de conteúdos diversos, elevação da autoestima, interação social com outras mulheres, ampliação e inserção no mercado de trabalho.

Educação Profissional. Mercado de Trabalho. Interação Social.

Texto completo: PDF