Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
AGROECOLOGIA, TRABALHO E MULHERES: Um olhar a partir da Economia Feminista
Maitê Edite Sousa Maronhas, Vanessa Schootz Rodrigues, Elisabeth Maria Cardoso

Última alteração: 2015-02-20

Resumo

O artigo se dispõe a refletir sobre as conexões entre a Agroecologia e o trabalho das mulheres sob uma perspectiva feminista e a partir de uma análise do empoderamento e autonomia. A análise se embasa nas experiências relatadas na sistematização de experiências de mulheres agricultoras do Nordeste. A escolha deste tema pelas autoras se dá pela reconhecida importância do trabalho produtivo e reprodutivo realizado pelas mulheres nos sistemas agroalimentares, pela sua relevância para a segurança alimentar e nutricional das famílias e comunidades e para o desenvolvimento da agroecologia, uma vez que a posição social que as mulheres ocupam propicia um olhar sensível a questões latentes no cerne da Agroecologia, porém é inadequado naturalizar este olhar como feminino, pois ele é produto de relações sociais de sexo construídas entre mulheres e homens em uma sociedade patriarcal e capitalista. Por outro lado, a análise do tema se mostra pertinente devido à invisibilidade do trabalho das mulheres, o que acarreta uma sobrecarga que é vivenciada por muitas e uma recorrente ausência de divisão do trabalho doméstico com outros membros da família. Para essa reflexão é necessário considerar que tarefas de trabalho produtivo e reprodutivo são realizados em espaços e tempos algumas vezes muito próximos, senão os mesmos. Estes guardam uma relação bastante íntima que não deve ser ignorada. Por fim, avalia-se a importância da agroecologia para a vida das mulheres, ou seja, se processos de transição agroecológica tem sido capazes de proporcionar empoderamento e fortalecer a autonomia das mulheres envolvidas.

Feminismo. Agroecologia. Trabalho. Empoderamento. Autonomia.

Texto completo: PDF