Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO POPULAR FEMINISTA PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA UFAC
Fabiana Nogueira Chaves

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

Qual o compromisso das universidades com os direitos humanos das mulheres? Como criar políticas de gênero dentro das instituições públicas de educação superior? Este trabalho pesquisa possibilidades de intervenção da universidade pública na sociedade por meio da educação popular feminista, no que concerne à promoção da igualdade de gênero e ao fim da violência contra as mulheres.

Para isso, analisam-se ações adotadas pela Universidade Federal do Acre (Ufac) na “Campanha Estadual pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Essa atividade realiza-se em parceria com o governo do Estado do Acre e compõe-se de oficinas que abordam as violências contra as mulheres, a mídia, o feminismo, os avanços legislativos, as responsabilidades dos órgãos públicos e a Lei Maria da Penha, entre outros assuntos. O público-alvo é constituído pela coordenadoria da mulher de cada município, por funcionários públicos que lidam com mulheres em situação de violência, por movimentos sociais e pela sociedade civil.

Os 22 municípios do Acre recebem as oficinas, elaboradas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Ufac) e pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres. A metodologia utilizada é a educação popular feminista baseada na pedagogia de Paulo Freire, visando à construção coletiva de conhecimento e ao despertar do senso crítico do educando por meio de suas próprias experiências.

A experiência da Ufac evidencia a necessidade de parcerias para intervenções sociais no âmbito da educação popular. A articulação com a sociedade é essencial para que as políticas permanentes de educação para a igualdade de gênero se efetivem.

Palavras-chave

Educação Popular Feminista. Direitos Humanos das Mulheres. Universidades Públicas.

Texto completo: PDF