Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
PERSPECTIVAS E MUDANÇAS: A DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO PÚBLICO
Karlene da Silva Andrade, Rebeca Azevedo

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar questões de gênero e sexualidade, a partir de uma perspectiva feminista e histórica, no atual sistema de ensino da rede pública brasileira. Buscamos investigar em qual momento histórico os temas começaram a ser abordados em sala de aula e de que forma. Deste modo será discutido o papel da educação pública, como esta acaba por reproduzir preconceitos nas diferentes formas de ensino e método. Entendendo a escola como um ambiente que não está separado do contexto social, onde muitas vezes fortalece velhos preconceitos em vez de quebrá-los, seja nos conteúdos como nos fardamentos escolares, esportes, atividades em sala e outras práticas que de alguma forma possa gerar segregações. Trazendo as experiências de nossos estágios e bolsa de iniciação a docência iremos trabalhar esses questionamentos, com o objetivo de compreender qual deve ser a posição das militantes docentes no processo de ensino-aprendizagem dos/as estudantes. Colocamos assim o feminismo como um meio capaz de promover a igualdade de gênero entre estudantes dentro do ambiente escolar e consequentemente no processo educacional.

Gênero. Educação. Feminismo.

Texto completo: PDF