Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte: 
ESPAÇO AGRÁRIO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO: O Movimento de Mulheres Trabalhadoras da Paraíba (MMT/PB)
Emmy Lyra Duarte, Maria Franco García

Última alteração: 2015-02-20

Resumo


Este artigo exprime o resultado da pesquisa de mestrado em fase de conclusão intitulada “Relações de Gênero, Lutas e Mobilização Social: O Movimento de Mulheres Trabalhadoras da Paraíba - MMT/PB”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba.

Compreendemos que as relações de gênero são produtos e processos sociais, com ideias, valores e papéis sociais definidos, desiguais e hierarquizados para homens e para mulheres. Assim, surgem concepções ou convenções sociais pré-definidos para as mulheres como as tarefas e os lugares sociais muito bem delimitados dentro do espaço privado. A partir dessa compreensão, focamos em entender as principais características no espaço agrário da microrregião do Brejo paraibano, onde a luta pela terra e por melhores condições de trabalho aglutinaram um determinado grupo de mulheres na luta pelo seu espaço na luta não apenas como trabalhadora ou camponesa, mas também como mulher: o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Brejo (MMB) e o Movimento de Mulheres Trabalhadoras da Paraíba (MMT/PB).

. Utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico, documental, fotográfico e pesquisa participante. Em nossa pesquisa, pudemos constatar a emergência do MMT/PB em ainda trazer ao debate atual a condição de mulher e trabalhadora para as mulheres trabalhadoras rurais do Brejo paraibano e a necessidade de reavaliar as principais diretrizes de atuações do MMT/PB no processo de aglutinação dessas mulheres para a constituição e continuidade da luta do MMT/PB na Paraíba.

Palavras-chave: Gênero. Movimentos Sociais. Trabalhadora Rural.


Palavras-chave


Palavras-chave: Gênero. Movimentos Sociais. Trabalhadora Rural.

Texto completo: PDF