Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UMA ANÁLISE SOBRE O CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Joana D'arc da Silva Figueirêdo, Ana Maria Barros

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar como a temática de Gênero e Diversidade Sexual vem sendo abordada no Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação em Direitos Humanos no Estado de Pernambuco. Mediante a compreensão da grande relevância desses dois grandes temas para evolução da educação, principalmente no que concerne o respeito às diferenças, o combate à violência e ao sexismo. Deste modo, para o melhor desenvolvimento do citado estudo, nossos procedimentos metodológicos se baseiam nas orientações da abordagem da pesquisa qualitativa, e tem como modalidades a descritiva, exploratória, bibliográfica e documental. E para melhor aprofundamento da análise, a autora Louro (1994; 2010) traz explanações a respeito do modo como a escola incentiva a fabricação dos corpos dos/das seus/suas estudantes e da emergência do conceito de gênero. Scott (1995), que é a grande referencia na definição da categoria de gênero, expõe como essa categoria é construída socialmente. O autor Junqueira (2009), problematiza a homofobia na escola. E a autora Saffioti (1997)enfatiza o modo como os papéis sociais são direcionados às diversas categorias de sexo. Por fim, a pesquisa conclui apontando a necessidade de um maior aprofundamento teórico em relação às temáticas de Gênero e Diversidade Sexual dentro do Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação em Direitos Humanos, visto que esses são temas amplos, complexos e políticos, e deste modo, não devem ser orientados de maneira superficial.

Gênero. Diversidade Sexual. Educação. Direitos Humanos.

Texto completo: PDF