Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
Relações raciais, mulher negra e violência: tecendo fios e costurando novos sentidos, perspectivando uma educação antirracista
Maria Aparecida Batista de Oliveira

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

A presente comunicação tem como proposta apresentar para debate uma experiência pedagógica, vivenciada no Curso de aperfeiçoamento, sobre Gênero e diversidade na escola, oferecido pela Universidade Federal de Alagoas, através do Núcleo Temático Mulher & Cidadania, para professores/as do ensino fundamental e médio, das escolas estaduais e municipais localizadas em Alagoas. O diálogo estabelecido se deu a partir da disciplina “Gênero e relações étnica-raciais”, trabalhada no terceiro módulo. No percurso da história brasileira, a questão da submissão da mulher ao gênero masculino, da discriminação racial, étnica e da violência racial perpetrada contra o povo negro; se põe em nossa sociedade como o resultado de um processo social, cultural e histórico. Na avalição da disciplina o resultado conclusivo foi de que a reflexão sobre a categoria racismo, gênero, e violência, pensada à luz do viés teórico da educação, da história e da ciência política, é relevante por se constituir como uma questão ética, de cidadania e de direitos humanos. Essa atitude pedagógica, dialógica dialética estabelecida entre educadores/as e educandos, é de fundamental importância para se pensar em possibilidades de construção de uma nova sociedade parametrada nos ideais de equidade, de respeito às diferenças e de justiça social.

Racismo. Discriminação. Violência e Educação.

Texto completo: PDF