Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte: 
GÊNERO E CIÊNCIA: Oficinas sobre mulheres cientistas em escola pública de Garanhuns (PE)
Maria Fernanda dos Santos Silva, Valdelino Lourenço, Agda Tailane Silva, Giselle Nanes

Última alteração: 2015-02-07

Resumo


O debate na Educação Básica sobre participação feminina em Ciência e Tecnologia é importante para refletir fatores de gênero que embargam a inserção das mulheres nos campos da C&T. Apresentamos experiências de práticas pedagógicas com estudantes (8º e 9º ano) em escola de Ensino Fundamental de Garanhuns (PE). Observamos lacunas na aprendizagem dos(as) estudantes acerca da contribuição das mulheres para desenvolvimento das ciências e referências de aprendizagem que apenas apresentam descobertas científicas relacionadas com os homens. A escola, mediante currículo e práticas pedagógicas, precisa enfatizar o histórico de participação das mulheres nas C&T contribuindo para sua visibilidade. De forma contrária, continuaremos a alimentar o teto de vidro, em pleno século XXI, com a manutenção de espaços hierárquicos e desiguais no que tange as relações de gênero e C&T.


Palavras-chave


Educação; Gênero; Ciência

Texto completo: PDF