Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
A IMPORTÂNCIA DA REDE ESCOLAR EM CURITIBA– PR: A LUTA PELA IGUALDADE DE DIREITOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Simone Patricia Batista de Camargo, Daiane Fernandes Giorgi de Paula, Mirella Cristina Xavier Gomes da Silva Lauschner

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

A escola é uma Instituição que influencia significativamente no desenvolvimento das crianças e adolescentes e também tem a função de mediar a relação entre eles e a sociedade. Embora crianças e adolescentes tenham direto a proteção integral, contando com instrumentos normativos como o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), elas continuam tendo seus direitos violados, principalmente quando esta criança é proveniente de acolhimento institucional. Desta forma o presente estudo visa analisar a importância da capacitação da Rede Escolar, oferecendo igualdade de direitos à estas crianças e adolescentes no acesso a Escola, sendo que há aproximadamente 233 adolescentes acolhidos em instituições em Curitiba, deste total 32% do sexo feminino e 62% do sexo masculino. A metodologia deste estudo assumiu a orientação das abordagens qualitativas sem excluir os aspectos quantitativos, utilizando os aportes bibliográficos e da legislação vigente. O trabalho tem como base experiência profissional obtida na área do acolhimento institucional e seus impasses na garantia de acesso à educação escolar de crianças e adolescentes em medida de proteção social.

Palavras-Chave: Inclusão. Educação. Acolhimento institucional.Direitos.

Inclusão. Educação. Acolhimento institucional.Direitos

Texto completo: PDF