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A verdade dos jogos do conhecimento: uma análise dos discursos sobre Sexualidade e gênero de docentes e estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação/UFPB
Maria Socorro Nascimento, Valquiria Gila de Amorim

Última alteração: 2015-02-13

Resumo


Analisar as práticas discursivas institucionalizadas, as relações de poder que constituem, objetivam e subjetivam as múltiplas identidades de mulheres e homens, no exercício de suas atividades profissionais/acadêmicas no curso de Pedagogia (CE- UFPB), se constituiu como o principal objetivo da pesquisa em tela. O direcionamento das análises recaiu para os discursos relativos à sexualidade humana, suas manifestações e as relações de gênero implicadas, uma vez que essas são tributárias das concepções e dos modos de pensar e viver as sexualidades. O material para a análise foi coletado via entrevistas tipo focal e analisado com base na análise do discurso (Foucault 1999).Tem-se como resultados que as práticas discursivas desenvolvidas no espaço acadêmico, apesar dos componentes curriculares não explicitarem abordagens teóricas que tratem das questões relativas à sexualidade humana e a equidade de gênero, o docente e os/as estudantes como linha de fuga (Deleuze, 1995), os interpreta à “sua maneira”, se colocando como centro dos processos de objetivação e de subjetivação. As relações que os dois processos estabelecem são mediadas pelo que Foucault (1984) denominou de jogos de verdade e que por sua vez estão atravessados por relações de poder/saber.  Dessa forma, os sujeitos da pesquisa não conseguem se livrar das amarras impostas por uma sexualidade normalizada através de tecnologias (essencialistas e masculinas) de poder.


Palavras-chave


Sexualidade. Gênero. Discursos. Jogos de Verdade.

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