Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
Ciência: resgate, narrativas e políticas
Maria Rosário de Fátima Andrade Leitão, Eliane Araujo Silva, Aline Oliveira Bomfim, Amanda Gonçalves Pereira, Katyuscia Ferreira Freitas

Última alteração: 2015-02-13

Resumo

O artigo  pretende recuperar a trajetória de carreiras universitárias de mulheres na Universidade Federal Rural de Pernambuco, partir de entrevistas,  narrativas e discursos sobre o lugar das mulheres  no desenvolvimento científico e tecnológico,  sua inclusão nas políticas públicas CNPq e nos espaços de poder.  A coleta e análise dos dados se desenvolveram por meio de eixos transversais: estudos de gênero e políticas de igualdade de oportunidades, mulheres na ciência e na universidade,  gênero na educação superior. A proposta é dialogar e interagir com a complexidade  que envolve  o conceito de transversalidade de gênero (BANDEIRA, 2005) nas políticas públicas, especialmente  de  desenvolvimento científico e tecnológico. A investigação neste âmbito da invisibilidade das mulheres exige um posicionamento crítico no qual é fundamental a leitura dos “discursos engendrados também em ciências, como construções e não aceitá-los como descrições” (LOPES, 2000). Nas considerações finais objetiva-se contribuir para a produção de conhecimento relevante e rigoroso sobre o tema da igualdade/equidade, focalizando a investigação no recorte metodológico que envolve o recorte de estudos  por, para  e sobre as mulheres.

Ciencia, Mulher, Políticas Públicas

Texto completo: PDF