Última alteração: 2015-02-13
Resumo
O artigo pretende recuperar a trajetória de carreiras universitárias de mulheres na Universidade Federal Rural de Pernambuco, partir de entrevistas, narrativas e discursos sobre o lugar das mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico, sua inclusão nas políticas públicas CNPq e nos espaços de poder. A coleta e análise dos dados se desenvolveram por meio de eixos transversais: estudos de gênero e políticas de igualdade de oportunidades, mulheres na ciência e na universidade, gênero na educação superior. A proposta é dialogar e interagir com a complexidade que envolve o conceito de transversalidade de gênero (BANDEIRA, 2005) nas políticas públicas, especialmente de desenvolvimento científico e tecnológico. A investigação neste âmbito da invisibilidade das mulheres exige um posicionamento crítico no qual é fundamental a leitura dos “discursos engendrados também em ciências, como construções e não aceitá-los como descrições” (LOPES, 2000). Nas considerações finais objetiva-se contribuir para a produção de conhecimento relevante e rigoroso sobre o tema da igualdade/equidade, focalizando a investigação no recorte metodológico que envolve o recorte de estudos por, para e sobre as mulheres.