Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E GÊNERO: DIALOGANDO SOBRE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO ESPAÇO ESCOLAR.
Melanie Laura Mariano da Penha Silva, Danila Cassiana Silva da União, Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os discursos compartilhados no espaço escolar sobre a formação da identidade feminina. Reconhecer esses discursos implica em compreender o que pensam os agentes escolares (professores, gestores, coordenadores pedagógicos, funcionários administrativos) sobre a educação de meninos e meninas nos dias de hoje e perceber como esses agentes lidam com as questões de gênero na escola. O percurso metodológico foi desenvolvido com entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados e a Análise de Discurso para tratamento das informações coletadas. Os primeiros resultados obtidos com a pesquisa sugerem que as concepções sobre ser menina/mulher estão um pouco mais flexíveis, do que as concepções presentes nas gerações passadas, de acordo com o que informa a literatura específica. Contudo, ainda há resquícios de uma educação que delimita papéis, fazeres e atitudes de acordo com o gênero e que se baseia em princípios conservadores das sociedades como: machismo, patriarcalismo, ideia utilitarista da criança, receio da liberdade sexual, etc. Cabe à escola, enquanto espaço educativo, discutir os aspectos constitutivos da formação da identidade feminina, a fim de possibilitar aos seus agentes as condições teóricas e práticas para lidar com a questão.

Educação. Gênero. Identidade. Escola

Texto completo: PDF