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O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EDUCACIONAIS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INTRODUÇÃO
Francisca Jocineide da Costa e Silva, Maria Eulina Pessoa de Carvalho

Última alteração: 2015-02-07

Resumo


Este ensaio apresenta os passos iniciais da construção de um Estado da Arte na pesquisa educacional sobre gênero e educação infantil, que subsidiará uma dissertação de mestrado. Partimos de considerações acerca do uso dessa metodologia de pesquisa a partir das referências de Norma Ferreira (2002) e Joana Romanowski, Romilda Ens (2006), destacando suas características principais. Em seguida levantamos os estados da arte existentes sobre gênero e educação, encontrando 31 artigos, dentre os quais foram analisados 9 destacando o recorte da educação infantil. Por último, fizemos um levantamento de trabalhos sobre gênero e educação infantil em dois grupos de trabalhos da ANPED no período de 2007-2013: o GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos e o GT23 – Gênero, Sexualidade e Educação. Encontramos 24 trabalhos: 11 no GT07 e 13 no GT23. Uma das críticas feitas ao Estado da Arte como metodologia de pesquisa em educação é sobre qual seria sua contribuição para prática pedagógica. Na análise dos artigos levantados ressaltamos exatamente esse ponto: sua contribuição para a prática pedagógica.

 

Palavras chave: Gênero. Estado da Arte. Educação Infantil. Prática Pedagógica.


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