Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
Significados atribuídos à prática da dança do ventre pelas adultas maiores nas aulas recreativas do Programa Integral para a Pessoa Adulta Maior da Universidade da Costa Rica (PIAM)
Sara Devandas Garro

Última alteração: 2015-02-08

Resumo

O presente trabalho apresenta informações referentes às razões que impulsaram a participação das mulheres adultas maiores  nas aulas recreativas de dança do ventre, coordenado pelo Programa Integral para a Atenção da Pessoa Adulta Maior da Universidade da Costa Rica no I ciclo de 2011. O objetivo desta comunicação é apresentar os diferentes significados e percepções que as participantes têm atribuído às aulas de dança do ventre do Programa Integral para a Atenção da Pessoa Adulta Maior da Universidade da Costa Rica no I ciclo do 2011. Utiliza-se como procedimento teórico metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa, com a aplicação de técnicas para a coleta da informação, com uso do questionário, a observação não participante e a entrevista enfocada. Como amostra de 17 mulheres com idades entre os 50 e os 83 anos que participaram no grupo de dança do ventre nas segundas-feiras às 8h. Partindo das respostas obtidas mediante o questionário e observação, se elegeram sete participantes as quais foi aplicada a entrevista. A observação não participante se efetuou no percurso de 10 aulas, se presta atenção as participantes como a professora que facilitou as aulas e as diversas interações geradas. Distingue-se que os significados concedidos à participação das mulheres no grupo recreativo de dança do ventre encontram-se vinculados com a disposição do tempo livre, a existência do PIAM e o sentido de liberdade.

Mulheres Adultas Maiores. PIAM. Dança do Ventre. Tempo Livre.

Texto completo: PDF