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O SER DRAG E O VIVER QUEEN: ESTEREÓTIPOS E CONFIGURAÇÃO DO ARTISTA PERFORMÁTICO EM MACEIÓ
Cristiane Caetano dos Santos

Última alteração: 2015-02-13

Resumo


Esta pesquisa tem como propósito conhecer se há um processo de formação da identidade queer e as performances de algumas drag queens em Maceió. Investigar como se processa a relação dessas drag queens em sua identificação com os gêneros feminino e masculino, abordar os estereótipos e configuração do sujeito em relação ao personagem drag, descrevendo desse modo a sua posição sobre a própria sexualidade.

Busca-se também entender o ato de transformação das drags do corpo masculino em feminino, os sentimentos de masculinidade e feminilidade que acompanham aos procedimentos na produção estética de visuais femininos e os seus significados estabelecidos com a aparência por meio da indumentária, ou seja, na montaria. Na análise etnográfica se utiliza de um processo de como é construído a relação social das drag queens na capital e a arte de se montar e de transformar um gênero em outro, as performances das drag queens e a sua posição sobre a própria sexualidade e o que é ser drag. Compreende a função da transformação do sujeito para a montagem e a via dupla que ocorre no ser masculino e estar feminino. Metodologicamente, esse trabalho é baseado numa observação participante, procurando entender os fenômenos a partir das perspectivas dos interlocutores entrevistados para então colocar a interpretação dos fenômenos estudados.

Palavras-chave


Identidade. Drag Queen. Performance. Sexualidade. Montaria.

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