Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
GÊNERO E CIÊNCIA - PRESENÇA FEMININA NA UNIVERSIDADE: qual o lugar da mulher com deficiência?
Flávia Augusta Santos de Melo Lopes

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

O presente artigo surge na perspectiva de articular alguns aportes teóricos da disciplina Gênero e Ciência, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Gênero, Feminismo e Mulher da Universidade Federal da Bahia, com aproximações junto ao objeto de estudo no Curso de Doutorado. Para ilustrar alguns dados utilizou-se pesquisa documental realizada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade Federal de Sergipe, associando-se a discussão aos objetivos propostos pela matéria estudada. Nota-se que, quando se refere a variável deficiência o número de matrículas de mulheres é menor do que os homens. A deficiência física é a que concentra maior número de estudantes matriculados e os cursos com maior predominância de mulheres com deficiência são relacionados à área das ciências humanas e sociais, a saber Letras, Serviço Social e Pedagogia.

Gênero; Ciência; Mulher com deficiência; Universidade.

Texto completo: PDF