Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
A freira brasileira desafia o Vaticano: Homenagem a Ivone Gebara
AMANDA MOTTA CASTRO

Última alteração: 2015-02-13

Resumo

Resumo: Este texto tem como objetivo principal fazer uma homenagem à freira brasileira que desafiou o Vaticano. Ivone Gebara é feminista, nasceu em 1944 e vive até hoje na cidade do Recife nordeste brasileiro onde nasceu. Gebara é doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo e doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovânia na Bélgica. Ela lecionou durante 17 anos no Instituto de Teologia do Recife e, desde sempre, atacou com veemência a sociedade patriarcal, fazendo duras críticas a Igreja Católica e declarando-se publicamente a favor do aborto e pelos direito das mulheres. Assim, Ivone Gebara teve seu silenciamento decretado pelo Vaticano em 1999, não podendo mais ministrar aulas nem falar em público. Gebara não obedeceu ao Papa e continuou falando e escrevendo mesmo sendo perseguida. Aqui, será articulado os textos de Ivone Gebara, sobretudo os que se referem a Epistemologia Feminista, isto porque, Gebara tem um papel importante na fundamentação epistemológica dos Estudos Feministas, sendo assim uma mulher que deve ser estudada e lembrada quando o tema é gênero e mulheres.

Estudos Feministas, Gênero, Ivone Gebara, Epistemologia Feminista

Texto completo: PDF