Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
DIÁLOGOS SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE JOVENS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM MANAUS/AM
Karla Patrícia Palmeira Frota, Eveline Maria Damasceno do Nascimento, Iraildes Caldas Torres

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

Esta análise, centrada na temática intitulada "Diálogos sobre as relações de gênero entre jovens alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas em Manaus/AM", contribuirá para as discussões acerca da ocorrência de situações de preconceitos e de discriminações presentes nas relações de gênero em sala de aula ou decorrente dela, no contexto educacional. Buscamos contextualizar e apresentar as situações, as motivações, as atitudes e os percursos desenvolvidos na ocorência de problemas de relações interpessoais entre os gêneros em algumas escolas públicas com o intuito de estabelecer uma reflexão lúcida sobre essa temática. É nesse contexto que pretendemos, neste trabalho, inserir e trazer à tona a discussão sobre o assunto em questão. Utilizamos no presente estudo a abordagem qualitativa, sob a técnica de entrevista e a aplicação de um questionário investigativo, junto a uma amostra de cinco alunos e de cinco alunas. Esses alunos ouvidos são todos do nível médio de ensino, na faixa etária de 15 a 18 anos de idade. O estudo foi complementado ainda, com uma pesquisa de cunho bibliográfico. Desta forma, a partir de uma abordagem teórica pautada em conceitos de distintos estudiosos e que serviram de base para a realização desta pesquisa, o presente trabalho se propõe a abordar e compreender como se dão esses relacionamentos no contexto escolar. Nas situações aqui consideradas, percebemos que tem se acentuado em diferentes escolas as circunstâncias em que ocorrem esses episódios aqui levantados.

Gênero. Preconceito. Discriminação. Escola.

Texto completo: PDF