Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
Sociopoetizando a violência doméstica: Estudo da Terapia Ocupacional em contextos sociais
ANGELA MARIA BITTENCOURT, NEBIA MARIA ALMEIDA DE FIGUEIREDO, THAIS SANTOS BARBOSA FONSECA, Miriam Barrozo de Almeida

Última alteração: 2015-02-08

Resumo

As mulheres são as que correm maiores riscos de sofrer violência em ambientes domésticos e, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais cometidos por seu parceiro ao longo da vida e afirma que quase metade delas que morrem por homicídio é assassinada por seus maridos (parceiros atuais ou anteriores), cuja porcentagem que se eleva a 70 % em alguns países. A violência inclui atos de agressão física, assédio psicológico, atos sexuais forçados e comportamento, como isolar uma pessoa de sua família e amigos ou restringir seu acesso à informação ou ajuda. Objetivo: Identificar qual espaço geomítico as mulheres que sofrem violência domestica se projetam. Metodologia: pesquisa sociopoética de abordagem qualitativa. Para obtenção de dados, utilizaram-se oficinas semanais de sensibilidade e criação, com duração de uma hora e meia. Participaram da pesquisa 10 mulheres encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social do entorno do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Resultados: Elas se projetaram em dois espaços: o labirinto onde podem se perder e no poço onde podem cair em queda infinita. Esses lugares representam o viver constantemente à angústia, cuja perda não é apenas relativa a fatores da violência, mas é sentida como algo interno: quando se perde algo, pois ela se e sente frustrada, castrada em sua ilusão de ter um amigo; um companheiro. Conclusão: Nesse sentido, essas oficinas propiciam o emponderamento da mulher, possibilitando sua conscientização e necessidade de buscar novos caminhos.

TERAPIA OCUPACIONAL; VIOLENCIA DOMESTICA; GENERO; SOCIOPOETICA.

Texto completo: PDF