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Masculinidades em (re)vista: representações de gênero nas revistas masculinas de estilo de vida.
Soraya Barreto Januário

Última alteração: 2015-02-13

Resumo


O presente propõe a análise da representação dos personagens masculinos retratados através da publicidade nas revistas masculinas de estilo de vida. Sugerindo um novo cenário social  os meios de comuncação têm exercido uma influência crítica e observadora sobre a imagem do homem e da masculinidade, estabelecendo modelos sociais e estéticos determinados por padrões socialmente aceitos.

As normas sociais, a família, o trabalho e a pós-modernidade, são fatores preponderantes no fortalecimento do cuidado masculino com a sua imagem e a sua inserção social. A relevância do tema deve-se à inegável influência dos meios de comunicação nos valores estéticos e na imagem pessoal. Na contemporaneidade, as identidades deixam de ser únicas e fixas para serem multifacetadas e cambiantes. Os estudos culturais e de género, ao analisar o que é veiculado nos media, procuram entender como são retratadas para a sociedade e para os indivíduos as mudanças que permeiam a sociedade na atualidade.

A proposta deste estudo é identificar aspetos e características que emergem da exposição do homem na publicidade. A abordagem metodológica de investigação será a análise de conteúdo visual nas publicidades veiculadas em 2011 nas revistas de estilo de vida masculinas, nomeadamente Men’s Health, GQ Portugal e Max Men. Neste sentido, utilizaremos como quadro metodológico, a análise de conteúdo visual baseada no pensamento de Theo Van Leeuwen, Carey Jewitt e Laurence Bardin. E à luz dos Estudos das Masculinidades, recorremos as teorizações de Raewyn Connel, Miguel Vale de Almeida e Sean Nixon.


Palavras-chave


Gênero, Masculinidades, Feminismo, Publicidade, Comunicação

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