Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
JOGO DE BOLA NA ESCOLA E RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
Ana Cristina Batista de Souza Rosa

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo exploratório, que buscou analisar as construções das relações de gênero em um grupo de crianças composto por uma menina e onze meninos na brincadeira de jogar bola. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual localizada na cidade de João Pessoa – PB. A coleta de dados foi realizada por meio de observações nos momentos de interação e entrevista semi-estruturada com os meninos e a menina. Os resultados mostram que a presença da menina na brincadeira, está condicionada a ela saber jogar bola, não havendo oportunidades para que outras meninas sejam inseridas no grupo. Apesar de está no grupo dos meninos jogando bola, a menina sofre discriminação por parte de alguns colegas que não a aceitam na brincadeira e é estereotipada por outros alunos da escola.

Gênero. Meninos. Meninas. Jogo de bola.

Texto completo: PDF