Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte: 
Feminaria Musical II: O que (não) se produz sobre música e mulheres no Brasil nos Anais dos encontros das associações musicais brasileiras.
Laura Cardoso Cunha

Última alteração: 2015-02-13

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo estudar a produção teórica recente sobre mulheres e música nos anais dos encontros das associações musicais brasileiras. Com base em referenciais teóricos que abordam estudos de gênero, relações étnico-raciais, sexualidades, mulheres, feminismos e música, foram analisados os anais das três maiores associações musicais  brasileiras no período de 2003 a 2013, são elas: Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM).

Em grande parte, os sites das associações musicais foram utilizados para obter as versões digitalizadas dos anais ou dos cadernos de resumos analisados durante a pesquisa. A partir dos dados encontrados nessas três associações musicais, foi elaborado um sistema de classificação para os trabalhos a partir de áreas e temáticas relevantes. Até agora, foram encontrados 75 trabalhos que se enquadram na categoria “mulheres e música”, sendo que apenas 31 destes abordam questões de gênero, sexualidades e música.

Ao longo da pesquisa foi possível observar que, embora já existam trabalhos relevantes a respeito do tema proposto, as discussões que permeiam tal objeto de estudo e abrangem as categorias “mulher” e “música” a partir do diálogo com os campos relatados acima ainda são tímidas no contexto brasileiro e carecem da visibilidade que necessitam. Desta forma, o trabalho aqui apresentado visa mostrar dados atualizados referentes ao assunto supracitado e, com isso, fomentar as discussões na área.

Palavras-chave: Música. Mulheres. Feminino. Etnomusicologia. Gênero.


Palavras-chave


Música; Mulheres; Feminino; Etnomusicologia; Gênero

Texto completo: PDF