Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
PERCEPÇÃO DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA: O CASO DE UMA ONG NÃO FEMINISTA DE SALVADOR/BA
Luciene Assunção Silva

Última alteração: 2015-02-13

Luciene Assunção da Silva*

Esta recensão visa apresentar o resultado de uma pesquisa realizada em uma Organização Não Governamental (ONG) não feminista em Salvador/Ba.. O objetivo foi entender a percepção dos(as) educadores(as) a respeito das categorias gênero, sexualidade e raça de que maneira esse entendimento reverbera nos produtos finais elaborados pelos(as) jovens. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e para operacionalizar o trabalho foram empregadas como coleta de dados, o levantamento bibliográfico, pesquisa documental, observação direta, entrevista semiestruturada e análises de artefatos (vídeos, fotografias). Em se tratando de uma ONG não feminista, os estudos e discussões em torno dessa temática ainda são muito restritos, uma das possíveis razões é que ainda paira no imaginário coletivo que tratar dessa questão é coisa de mulher ou de feministas radicais. Porém, as ONGs feministas e não feministas têm um papel fundamental para discutir em seu interior e propor políticas públicas emancipatórias para essa área. Daí a importância dessas organizações, em inserir as discussões sobre a temática nos seus projetos político-pedagógicos. O que vai, efetivamente, contribuir para a transformação dessas relações e avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

*Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – FFCH/UFBA. Instituição financiadora FAPESB. Professora Substituta da Universidade do Estado da Bahia e Associada ao Instituto Diversa.

Gênero. Sexualidade. Raça. ONG.

Texto completo: PDF