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TRABALHO, EDUCAÇÃO E GÊNERO: PROBLEMATIZANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DA MULHER AUDITORA INDEPENDENTE NO BRASIL.
Salmo Elias Matias, Mariana Dórea F Pinto

Última alteração: 2015-02-07

Resumo


As discussões sobre o papel da mulher, na modernidade, superaram as fronteiras do lar e das profissões consideradas femininas. Nas últimas décadas, a mulher repudiou a postura de fragilidade para enfrentar um mercado de trabalho formal e cada vez mais competitivo. Contraditoriamente às visões patriarcais/machistas de um passado em que o ambiente contábil era predominantemente masculino, na contemporaneidade as mulheres contabilistas conquistaram seu espaço em um mercado de trabalho considerado tradicionalmente masculino. Atualmente, as mulheres representam 41% das profissionais (técnicas e bacharéis) da Contabilidade no Brasil. A pesquisa apresenta características qualitativas e quantitativas, visando compreender os fatos de maneira articulada, sem isolá-los do contexto em que se originam. Como técnica de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. O estudo além de ter a finalidade de identificar o perfil/características das Auditoras Independentes no Brasil, visa, também, conhecer a valorização desta qualificação e das novas competências para o exercício do trabalho nesse campo da contabilidade e em que medida esta valorização reflete diferenciações de gênero, competição e conflitos, identificando como as mulheres auditoras independentes desenvolvem estratégias para enfrentar os distintos papéis nas esferas privada e pública e entender a concepção feminina de identidade e o modo como elas constroem e representam no trabalho. A educação tem papel essencial no contexto a partir do momento em tem sentido de rever os processos de formação, os novos conceitos e demandas por qualificação que emergem na esteira do processo de globalização, conjuntamente com a revolução no campo da informática que o tornou possível.


Palavras-chave


Gênero. Educação. Trabalho. Contabilidade. Qualificação Profissional.

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