Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte: 
Campanha Eleitoral, Twitter e Imagem: Um olhar sobre a campanha online de Estelizabel Bezerra e a imagem da mulher
Luis Thales Alves Bezerra, Glória Rabay

Última alteração: 2015-02-13

Resumo


A participação de mulheres nos espaços públicos e de disputas de poder pode sugerir diferentes formas de apresentação, definidas a partir das diferenças biológicas e de gênero. Com isso, pode-se esperar que mulheres "abarquem" os atributos femininos para o jogo político. As campanhas eleitorais, nesse sentido, são eventos muito significativos da vida política. Nas eleições, os meios de comunicação de massa aparecem como verdadeiros "instrumentos" políticos, pois é neles que se propagam as imagens e as promessas de candidatos/as. Sob essa perspectiva, políticos vêm se utilizando das ferramentas disponíveis em sites para comunicação da web para dispor de informações políticas e projetarem suas imagens públicas. Com as chamadas redes sociais online não têm sido diferente, como o Twitter, e os/as candidatos/as em épocas eleitorais as utilizaram em suas campanhas. Neste contexto, foi pensado o uso das redes sociais da internet na política formal da Paraíba, nas eleições municipais de 2012, com enfoque nas mulheres candidatas. Este artigo, no entanto, foca na participação da candidata à prefeitura da capital João Pessoa, Estelizabel Bezerra, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que entrou na disputa com grandes chances de vitória. A proposta foi analisar quantitativamente o uso do Twitter durante a campanha de 2012, mas também qual imagem pública política foi construída pela candidata nesta “rede”. Tendo como objeto os quatro meses de pleito, percebeu-se uma participação que pouco se voltou para sua campanha, com escassas publicações. Contudo, sua apresentação no referido site demonstra ser uma candidata "atenciosa" com potenciais eleitores.


Palavras-chave


Política. Campanhas Eleitorais. Twitter. Participação Feminina. Imagem.

Texto completo: PDF