Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
MULHERES RURAIS DE PALMARES BUSCAM ESPAÇOS NA: ESCOLARIDADE, GÊNERO E INCLUSÃO.
Ana Lucia Bezerra dos Santos

Última alteração: 2015-02-07

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as experiências e relatos das mulheres rurais da região canavieira do Município de Palmares-Pernambuco, destacando diferentes aspectos da escolaridade e políticas públicas que lhes estão à disposição, a forma de organização em Associações e movimentos que geram acesso a educação através de participação das lideranças rurais e grupos de mulheres dos Engenhos Bela Vista, Serro Azul, São João da Prata, Flor do Una e Capricho. Nas reuniões, o estudo tem demonstrado que, investimento em políticas públicas voltadas à Educação e cursos profissionalizantes, promove a autonomia econômica, tendo o enfoque em gênero e formação sociopolítica das Mulheres, essa inclusão é realidade e caminho para encorajá-las a erradicar todas as formas de violência. As feministas se preparam para garantir acesso e permanência nos ambientes escolares, ficam atentas as oportunidades, sabem que a escola é um veículo essencial para a linguagem dos valores, fomenta para o campo laboral, ensinam a se libertar dos espaços domésticos, do patriarcado. Para a conclusão do presente, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, relatos de experiências das mulheres rurais de Palmares e publicações da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Gênero. Formação e Inclusão

Texto completo: PDF