Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, 18 REDOR

Tamanho da fonte:
Experiências e Vivências do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal doSudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena.
Adriana Magalhães Veiga De Broutelles

Última alteração: 2015-02-13

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar as experiências e vivências do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. O Programa Mulheres Mil teve seu início nesta instituição em em 2011 e tem como objetivo precípuo elevar a qualidade de vida e a escolaridade das participantes, e consequentemente, de suas comunidades localizadas na periferia de Barbacena. Direcionado a mulheres em condições de vulnerabilidade e/ou violência doméstica e pautado em princípios éticos e de elevação de autoestima, reflete sobre a realidade econômica, política, social e cultural das cursistas. Dessa forma o programa pretende contribuir para o empoderamento dessas mulheres, este compreendido aqui por liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro, ou seja, construção da autonomia e da consciência social dos direitos e deveres sociais Segundo Costa (2010) o empoderamento das mulheres representa um desafio às relações patriarcais, em especial dentro da família, ao poder dominante do homem e a manutenção dos seus privilégios de gênero. A autora reforça ainda que esse processo traz a tona uma nova concepção de poder, assumindo formas democráticas, construindo novos mecanismos de responsabilidades coletivas, de tomada de decisões e responsabilidades compartidas. Dentro dessa perspectiva é que o programa Mulheres Mil do Campus Barbacena impulsiona o desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades que atendem na medida em que promove o crescimento humano dessas mulheres, por meio de suas condições de vida , aumentando a possibilidade das mesmas contribuírem com a governança de suas comunidades.

Mulheres Mil. Empoderamento. Profissionalização. Escolarização

Texto completo: PDF