Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade

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Avaliação do acadêmico de medicina no estágio de Gerência Acolhedora: descortinando uma realidade
Tábata Cerqueira Nascimento Nobre, Eleonora Peixinho Guimarães, Patricia Peixinho Fiorindo, Lavinia Boaventura Silva

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##manager.scheduler.room##: Florbela Espanca
Data: 2014-09-12 04:40  – 06:00
Última alteração: 2014-09-09

Resumo


A Politica Nacional de Humanização visa melhorar a qualidade da atenção e da gestão em saúde. O Complexo Comunitário Vida Plena, unidade docente-assistencial, implantou a Gerência Acolhedora (GA) para proporcionar maior acessibilidade, acolhimento e organizar o itinerário terapêutico do usuário. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, as instituições de ensino devem oferecer práxis para o desenvolvimento de competências que contemplem a multidimensionalidade do ser, a singularidade da pessoa, tomada de decisão, gerenciamento e habilidades interpessoais. Deste modo, na seleção das práxis para o sexto ano de medicina, o estágio de GA é uma das atividades planejadas. A GA possibilita desenvolver habilidade diversas, como: planejar e articular ações integradas; atuar de acordo com a singularidade e ampliar a resolutividade de cada demanda; valorizar os diversos saberes; desenvolver visão sistêmica; aprimorar a escuta qualificada e fortalecer o vinculo com o usuário; elaborar propostas resolutivas para os problemas; estimular a aprendizagem em gestão; desenvolver habilidades interpessoais. A atividade ocorre em equipe - docente, pós-graduando em Saúde da Família, acadêmico, técnico de enfermagem - com duração de 8 horas semanais, com a seguinte metodoogia: identificação dos profissionais atuantes, verificação do funcionamento dos setores, identificação das vagas residuais para o reaproveitamento das mesmas, conforme classificação de risco, atendimento as demandas emergentes, registro das doenças de notificação compulsória e partilha das experiências com registro das ações desenvolvidas. Na avaliação do acadêmico, trata-se de um estágio que possibilita conhecer uma realidade quase completamente desconhecida - funcionamento da unidade, relevância do sistema de documentação, dificuldade da gestão em equipe e valorização dos outros saberes profissionais. A maioria revela que o amadurecimento como ser profissional foi bastante estimulado e recomenda que seja um estágio da grade curricular mínima. Pode-se descrever o estágio em GA como um instrumento que possibilita a ampliação de conhecimentos técnicos e relacionais na formação acadêmica e habilidades gerenciais relevantes, constituindo-se numa ferramenta importante para a efetivação de políticas na direção de um modelo assistencial centrado no usário, conforme proposta do SUS.