Última alteração: 2014-08-29
Resumo
As implicações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Gestão) na construção do conhecimento dos novos profissionais de saúde
Tamylla Steffany Andrade Carmo1; Thalita Cruz Guimarães2; Glívia Renata Silva Novaes3; Nayara Alves de Souza4; Soraya Dantas Santiago dos Anjos5
Email para contato: tamylla_andrade@hotmail.com
1-Acadêmica do 3ºano de medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC) e aluna integrante do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Gestão);
2-Acadêmica do 2ºano de medicina da UESC e aluna integrante do PET-Saúde/Gestão;
3-Acadêmica do 4ºano de medicina da UESC e aluna integrante do PET-Saúde/Gestão;
4-Graduada em Enfermagem pela UESC. Especialista em Saúde Publica com Habilitação Sanitarista, Especialização em Enfermagem do trabalho e especialista em Administração Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde.
5-Graduação em Bacharel em Enfermagem, especialização em Saúde Pública e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora da UESC. Enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Resumo: O presente relato de experiência aborda a importância do Pet-saúde/gestão na formação acadêmica de graduandos de medicina e enfermagem, inseridos em uma Unidade Básica de Saúde e vivenciando o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Para elaboração desse trabalho foram utilizadas experiências adquiridas pelos alunos e relatadas de forma crítica e criteriosa. Listam-se os principais impasses vivenciados no local da experiência, as repercussões desses aprendizados na construção do conhecimento acadêmico e as alternativas para resolução dessas barreiras encontradas na prática das vivências.
Palavras-chave: PET-Saúde/Gestão; Formação acadêmica; SUS; Unidade Básica de Saúde(UBS);Novos profissionais de saúde.
Caracterização do problema abordado
A abordagem interdisciplinar e o trabalho em equipe multiprofissional eram pouco explorados pelas instituições formadoras na graduação. Tal fato se reproduzia nas equipes de saúde, resultando na ação isolada de cada profissional, sobreposição das ações de cuidado e fragmentação, sendo pouco resolutiva. O presente trabalho discute, por meio de um relato de experiência, as implicações do PET-Saúde/Gestão na construção do conhecimento dos novos profissionais de saúde. A discussão tem como objeto de estudo a Unidade Básica de Saúde(UBS) Dr. José Édites no município de Itabuna-Bahia que se caracteriza como unidade de referência do módulo IV, contém 3 equipes de PACs e possui um total de 64 funcionários que atuam nos turnos da manhã, tarde e noite.
Descrição da experiência
O PET-Saúde/Gestão agrega três campos de aprendizagem: A Unidade de Saúde, a Educação Permanente e a Gestão. Nessa perspectiva são desenvolvidos encontros semanais na Unidade onde são propostas algumas atividades a serem realizadas, tais como: produção do cuidado interdisciplinar para estruturação e fortalecimento de linhas de cuidado; de conhecimentos e intervenção no serviço e nas Redes de Atenção à Saúde (RAS); Estimulação da participação dos trabalhadores, estudantes e comunidade no contexto da micro e macropolítica da saúde; Participação na elaboração, implantação e avaliação de ações de saúde articuladas aos demais serviços do SUS, estabelecendo estratégias para melhorias; Produção científica; Além de analisar indicadores do Sistema de Informação em Saúde.
Aprendizados obtidos
A experiência do PET-Saúde/Gestão trás benefícios para os estudantes, profissionais e usuários. Formando profissionais críticos que entendem a organização do SUS, envolvem-se com os aspectos administrativos e da gestão da saúde, refletindo numa assistência resolutiva.
Recomendações
É necessário investimentos em adequação da rede física, medicamentos, insumos. Assim como, desenvolver ações que valorizem o relacional, o trabalho em equipe de forma a refletir em uma atenção mais humana e qualificada. O enfrentamento destes nós críticos pode resultar em pilares do ensino na e para a atenção básica, consolidando não apenas o SUS, mas também qualificando as práticas do cuidado em saúde em todos os níveis da rede de atenção.
Referências bibliográficas
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