Última alteração: 2014-08-29
Resumo
O apoio matricial (AM) em saúde deve garantir tanto o suporte assistencial especializado quanto o técnico pedagógico aos profissionais da saúde. Esse modelo esta pautado na construção compartilhada das diretrizes entre equipe de saúde e os especialistas visando assegurar maior eficácia e eficiência ao trabalho em saúde e a integração entre distintas profissões.Objetivou-se investigar as ações exercidas pelos acadêmicos do curso de graduação em Nutrição com o suporte profissional da nutricionista do AM na Unidade de Saúde de Porto Alegre/RS. A metodologia consistiu na abordagem quanti-qualitativo utilizando para coleta de dados a análise documental, observação participante, relatos dos profissionais e o registro diário das ações acadêmicas de suporte a equipe e ao profissional nutricionista do AM, realizado durante o período de março de 2012 à abril de 2013. O local de estudo foi uma Unidade de Saúde de referência à aproximadamente 10 mil usuários e profissionais equivalentes a 4 equipes de Estratégia de Saúde da Família. Na tabulação de dados utilizou-se o programa Microsoft Excel 2010. Durante o período em estudo foram realizados 193 atendimentos individuais supervisionados, 27 interconsultas, 3 consultas coletivas e 31 visitas domiciliares. Quanto aos motivos dos encaminhamentos ao AM relatados pela equipe de referência foram as doenças crônicas não transmissíveis (43%) e a obesidade (33,16%). Com menor predominância, as doenças do trato digestivo, o emagrecimento, depressão, baixo peso infantil e transtornos alimentares. Não houve registros de realização das atividades de suporte técnico pedagógico no período descrito. Em suma, na análise das ações no estágio acadêmico, verificou-se que a participação diária do estagiário de nutrição possibilitou a criação de vínculo com a equipe e a comunidade. Assim, permitiu ao estagiário desenvolver discussões de casos e auxiliar a equipe na tomada de decisão sobre orientação nutricional. Quanto aos motivos dos encaminhamentos ao profissional de matriciamento em nutrição, evidenciou a necessidade de atividades de caráter técnico pedagógico para a instrumentalização da equipe de saúde sobre a temática de nutrição.