Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade

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O Telessaúde como dispositivo de Educação Permanente: uma potência a ser explorada
João André Santos de Oliveira, Vanessa Oliveira Pita, Rafaela Cordeiro Freire, Renata de Lucca Chaves Preza

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Data: 2014-09-12 03:20  – 04:40
Última alteração: 2014-09-09

Resumo


O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes coloca como um de seus objetivos centrais ser uma ferramenta de Educação Permanente em Saúde (EPS), na perspectiva de transformação das práticas das equipes de Atenção Básica (AB). Na Bahia, as atividades do Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde (NTC) - executor dos serviços, cuja principal oferta é a resposta às solicitações de Teleconsultoria - iniciaram em julho de 2013. As respostas das solicitações podem ser assíncronas - respondidas por texto -, ou síncronas - respondidas pelo teleconsultor através de tecnologia de voz e imagem, via internet. Dessa forma, este trabalho objetiva refletir, a partir da resposta a uma teleconsultoria síncrona, sobre a potência de o Telessaúde se constituir como dispositivo de EPS. Entre o pedido e a marcação da reposta, houve um desfecho negativo do caso, tendo a solicitante, no entanto, optado por manter o encontro com o teleconsultor. Além da enfermeira, que foi a solicitante da teleconsultoria, participaram o médico, uma agente comunitária de saúde e a coordenadora de AB. Durante a atividade, mais do que a discussão do desfecho clínico, das hipóteses diagnósticas ou condutas terapêuticas que poderiam ter sido realizadas, optou-se em acolher a equipe, que demandou apoio e estava bem mobilizada, e em disparar uma análise da organização do processo de trabalho e do funcionamento da rede de serviços municipais e loco regionais, tomando o caso como dispositivo. A avaliação desse encontro, feita pela solicitante, mostrou que a equipe ficou intensamente afetada, além de evidenciar importantes mudanças: no processo de trabalho da própria equipe; no relacionamento da mesma com outros equipamentos de Saúde, como hospital e ambulatório de especialidades, no sentido de rever os fluxos de referência e contrarreferência; e na forma como a gestão municipal se relaciona com as equipes de Saúde da Família locais. Houve efeitos, ainda, na relação com setores fora da Saúde, como o estreitamento do diálogo com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Para a equipe do NTC, foi um intenso processo de aprendizado que disparou importantes reflexões sobre a potência do programa. Conclui-se que o Programa, a partir da oferta de teleconsultorias, é uma virtualidade que pode ser atualizada como um dispositivo de EPS, quando faz sentido para os trabalhadores da AB, e se constitui como resposta e/ou dispositivo dos movimentos que os mesmos estão produzindo no cotidiano do trabalho na AB.