Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade

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O reflexo do uso de ambiente virtual de aprendizagem na construção de um conhecimento colaborativo em curso de medicina
victor pereira de oliveira rocha, Tiago Moura de Freitas, Gustavo Sérgio Godoy Magalhães

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Data: 2014-09-12 03:20  – 04:40
Última alteração: 2014-09-09

Resumo


Em consonância com a nova ordem mundial de associação das estratégias de ensino ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, a UFPE, campus do Agreste, faz uso de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta de apoio na construção do conhecimento. Este relato busca identificar a visão de discentes do primeiro período de medicina a respeito de sua relevância como instrumento colaborativo aliando-se, por exemplo, ao programa de práticas interdisciplinares de ensino, serviço e comunidade (PIESC) na construção de um saber mais concreto, bem como os diversos papéis negativos e positivos atribuídos a essas ferramentas tecnológicas na educação. Como aparato metodológico foi utilizado a descrição das vivências e do conhecimento absorvido até então articulando teoria à prática. No fórum (ferramenta de interação assíncrona) desse ambiente, são compartilhados durante toda a semana conceitos e aprendizados calcados em evidências científicas sobre objetivos de aprendizagem pré-estabelecidos em sessões tutoriais segundo os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas(ABP). Assim, notou-se que a percepção de alguns graduandos sobre a importância dessa ferramenta gira em torno de sua eleição como membro extensor da faculdade, da noção de democratização (compartilhamento do conhecimento), da concatenação entre conhecimento teórico e o que ocorre na prática do SUS no âmbito da Atenção Primária a Saúde e mormente ao uso do portfólio que é uma compilação de trabalhos relevantes após um processo de análise crítica e devida fundamentação teórica, visando, por sua vez, fomentar o exercício da autorreflexão e desenvolver no estudante uma visão crítica e menos tecnicista. Por outro lado, as fragilidades são apontadas em torno de ações desenvolvidas pelos próprios discentes, no momento em que estes se distanciam do sentido real desse ambiente e ao invés de transformá-lo em um local de debates e reflexões, se detêm a responder as perguntas norteadoras, o que culmina com a perda do sentido do fórum, agora que este tornou-se apenas um questionário. Pode-se observar, portanto, que existem vantagens e desvantagens no tocante ao uso de ferramentas virtuais e que de igual modo devem ser equilibradas buscando sempre aprendizados significativos, tendo em mente a importância do professor como elo questionador e provedor de reflexões.