##manager.scheduler.building##: Hotel Pestana Bahia
##manager.scheduler.room##: Florbela Espanca
Data: 2014-09-12 03:20 – 04:40
Última alteração: 2014-09-09
Resumo
Em consonância com a nova ordem mundial de associação das estratégias de ensino ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, a UFPE, campus do Agreste, faz uso de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta de apoio na construção do conhecimento. Este relato busca identificar a visão de discentes do primeiro período de medicina a respeito de sua relevância como instrumento colaborativo aliando-se, por exemplo, ao programa de práticas interdisciplinares de ensino, serviço e comunidade (PIESC) na construção de um saber mais concreto, bem como os diversos papéis negativos e positivos atribuídos a essas ferramentas tecnológicas na educação. Como aparato metodológico foi utilizado a descrição das vivências e do conhecimento absorvido até então articulando teoria à prática. No fórum (ferramenta de interação assíncrona) desse ambiente, são compartilhados durante toda a semana conceitos e aprendizados calcados em evidências científicas sobre objetivos de aprendizagem pré-estabelecidos em sessões tutoriais segundo os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas(ABP). Assim, notou-se que a percepção de alguns graduandos sobre a importância dessa ferramenta gira em torno de sua eleição como membro extensor da faculdade, da noção de democratização (compartilhamento do conhecimento), da concatenação entre conhecimento teórico e o que ocorre na prática do SUS no âmbito da Atenção Primária a Saúde e mormente ao uso do portfólio que é uma compilação de trabalhos relevantes após um processo de análise crítica e devida fundamentação teórica, visando, por sua vez, fomentar o exercício da autorreflexão e desenvolver no estudante uma visão crítica e menos tecnicista. Por outro lado, as fragilidades são apontadas em torno de ações desenvolvidas pelos próprios discentes, no momento em que estes se distanciam do sentido real desse ambiente e ao invés de transformá-lo em um local de debates e reflexões, se detêm a responder as perguntas norteadoras, o que culmina com a perda do sentido do fórum, agora que este tornou-se apenas um questionário. Pode-se observar, portanto, que existem vantagens e desvantagens no tocante ao uso de ferramentas virtuais e que de igual modo devem ser equilibradas buscando sempre aprendizados significativos, tendo em mente a importância do professor como elo questionador e provedor de reflexões.